quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Polícia Federal investiga fraudes milionárias em restaurantes universitários no Estado

Fonte:http://www.caderno7.com

Polícia Federal cumpre mandados em várias cidades do RS, na Unipampa, entre elas São Gabriel (foto divulgação PF)

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta (27) uma operação contra fraudes no controle de pagamento feitos a cinco empresas que administram restaurantes de unidades da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. A polícia estima que o prejuízo possa chegar a R$ 3 milhões. A "Operação Bandejão" cumpre mandados de busca, apreensão e condução coercitiva em sete cidades do RS, inclusive em São Gabriel, onde quatro mandados foram cumpridos.


Mais de 100 policiais participam da operação, cumprindo 22 mandados de busca e apreensão e mais três de condução coercitiva nas cidades de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel e Uruguaiana, além de Araraquara, em São Paulo. A investigação iniciou neste ano, onde a Procuradoria Federal apontou que as empresas teriam burlado os controles oficiais, duplicando o lançamento das refeições oferecidas aos alunos das unidades da Unipampa.

Conforme a Polícia Federal, as empresas teriam utilizado a senha e matrícula de alunos para fazer lançamentos falsos no sistema. Em outros casos, registros de alunos são encontrados neste sistema tendo consumido refeições em dois restaurantes diferentes, com minutos de diferença. A suspeita é de que servidores públicos federais estariam envolvidos.

A Universidade deverá se manifestar a qualquer momento, assim que for autorizada. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro com informações da PF 
Data: 27/10/2016 10h19 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Unipampa divulga nota de esclarecimento sobre a Operação Bandejão

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou há instantes uma nota de esclarecimento sobre a Operação Bandejão, que foi realizada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (27). A instituição informa que colaborou com as investigações, que surgiram de apuração de irregularidades nos Restaurantes Universitários, realizadas internamente.



A operação tem apoio da Unipampa e que perante a comprovação das irregularidades e seus resultados, está tomando providências para mudar o sistema. Confira a nota a seguir:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Bagé, 27 de outubro de 2016.

Devido a Operação Bandejão deflagrada nesta quinta-feira, 27, pela Polícia Federal, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vem a público informar que, por meio de auditorias internas da Instituição realizadas desde o início de 2016, detectaram-se possíveis irregularidades nos Restaurantes Universitários e foi instituída uma comissão para apurar os fatos. A partir do resultado da averiguação, a Procuradoria Federal, que atua junto à Unipampa, remeteu o caso à Polícia Federal para investigação.

A operação realizada pela Polícia Federal tem o total apoio da Unipampa, que é a maior interessada em identificar os envolvidos. Segundo a Procuradoria Federal, a estimativa é que os valores fraudados sejam superiores aos R$ 3 milhões já divulgados.


Diante das suspeitas, a gestão da Unipampa, que assumiu no início deste ano, está tomando providências para combater as prováveis irregularidades. Uma das medidas é a colocação de catracas com identificação biométrica para os usuários dos Restaurantes Universitários. Os equipamentos já estão sendo adquiridos. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/10/2016 13h21
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário